Skip to main content

Como o nariz ocupa uma posição central na face, seu tamanho e forma tem um grande impacto na aparência do indivíduo. “Remodelagem nasal”, “cirurgia nasal” ou “rinoplastia” é um procedimento para melhorar a harmonia facial e as proporções do nariz (modificar a forma, tamanho e aparência geral do nariz); da mesma forma, este procedimento também pode corrigir a respiração deficiente causada por defeitos estruturais (como defeitos congênitos ou adquiridos).

tomia nasal” width=”455″ height=”234″ /> complexa anatomia nasalA rinoplastia também pode ser realizada para corrigir um desvio de septo, produzindo um melhor alinhamento do mesmo. Sempre na avaliação da rinoplastia devemos avaliar cuidadosamente a parte funcional da via aérea, se a mesma esta obstruída ela requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal no que se refere ao fluxo de ar e respiraçãoPara se ter uma boa ideia do quanto essa ciência evoluiu, atualmente, o cirurgião plástico pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Todos os anos, no Brasil, mais de 100.000 pessoas fazem a cirurgia de rinoplastia para realçar a aparência do seu nariz. A rinoplastia está entre os cinco procedimentos de cirurgia plástica mais populares realizados no Brasil. A procura pela cirurgia de nariz / rinoplastia não é tão grande quanto a lipoaspiração e a inclusão de implantes mamários. O interessante é que o número e/ou proporção de homens que procuram esta cirurgia tem aumentado ao longo dos anos em relação às mulheres e a maioria dos pacientes são adultos jovens.

Quem é o candidato ideal para uma Rinoplastia?

A rinoplastia pode ser feita em dois casos. A maioria dos indivíduos que se submetem à cirurgia de nariz não estão satisfeitos com a aparência de seu nariz e desejam melhorar as proporções de suas características faciais; por outro lado, uma porcentagem menor de candidatos são os pacientes que lidam com desconforto ou dificuldade devido a anomalias estruturais ou lesões anteriores do nariz.

Candidatos ideais para a rinoplastia são pacientes com boa saúde geral, com expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia, com uma ou mais destas características:

tipos nariz

tipos nariz

  • Pacientes que sentem que seu nariz é muito grande ou largo, ou até mesmo muito pequeno em comparação com outras características faciais.
  • Pacientes que querem remover saliências ou depressões na ponte do nariz, ou alterar o ângulo do nariz em relação ao lábio superior.
  • Pacientes que têm uma ponta nasal que inclina-se, se projeta ou é alargada, bulbosa ou de bruxa.
  • Os pacientes que têm um nariz que é torto ou fora do centro (naturalmente ou que foram submetidos a trauma), tendo características de um nariz assimétrico e com problemas respiratórios devido a irregularidades com a estrutura interna do nariz (como um desvio de septo).

Os médicos recomendam que as meninas esperem até a idade de 14 ou 15, e que meninos esperem alguns anos adicionais antes de serem submetidos a uma rinoplastia. Por esta altura, o crescimento facial e nasal esta plenamente desenvolvido. Além disso os pacientes apresentam melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia de nariz ou rinoplastia.

Existem condições que podem ser tratadas com rinoplastia funcional, estes incluem:

  • Estenose do vestíbulo nasal, em que as paredes nasais laterais começam a entrar em colapso para dentro, obstrução das vias aéreas.
  • Corneto médio inferior aumentado, exigindo a remoção de algum tecido dos cornetos inferiores que estão em ambos os lados das narinas.
  • Fraturas nasais ou desvio de septo nasal, em que o septo do nariz mudou-se para um lado da via aérea nasal e pode obstruir a respiração.

 

Quais são as vantagens de uma Rinoplastia?

  • A forma, o ângulo e o tamanho do nariz serão melhorados.
  • Problemas estruturais que restringem a respiração e causam congestionamento nasal podem ser corrigidos.
  • Rinoplastia pode ter um impacto significativo na autoestima e autoconfiança.

 

Quais são as desvantagens de uma Rinoplastia?

  • Dependendo do tipo de cirurgia, o paciente pode desenvolver cicatrizes na base do nariz, quase sempre imperceptíveis com o tempo.
  • O paciente pode ter problemas de pele ou colapso dos tecidos da pele associados com o uso de materiais de enxerto.
  • Pode demorar para o paciente se acostumar com a nova aparência.

 

Os pacientes devem saber que não existe nariz perfeito. Todos possuem defeitos que seriam facilmente apontados por um especialista nesse tipo de cirurgia. Por isso, o paciente deve encarar a cirurgia como uma maneira de MELHORAR o formato do seu nariz. O resultado deve ser analisado como um todo, se o paciente analisar cada milímetro do nariz operado, ficará extremamente estressado após a cirurgia! A perfeição nesta cirurgia pode até ser atingida, mas é pouco provável pois trata-se de uma cirurgia muito difícil e cujo tecido de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. A grande inimiga desta cirurgia é a fibrose que se forma após a cirurgia e que tende a puxar as cartilagens e/ou gerar deformidades de contorno. Por isso, é muito importante que o médico saiba utilizar as técnicas corretas para evitar o efeito deletério desta fibrose. Mas mesmo assim há risco do resultado ser desfavorável se o corpo responder de uma forma inesperada!

A cirurgia de nariz (rinoplastia) moderna tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Em outras palavras, a manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Nesta cirurgia, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidas de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, costela ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente. Em casos onde há dificuldade respiratória, pode ser necessário corrigir desvios do septo nasal e das outras estruturas que formam as vias responsáveis pela passagem do ar. A rinoplastia pode ser realizada de forma “aberta” ou “fechada”, conforme a preferência do cirurgião e as características do nariz a ser operado.

 

Quanto custa uma RinoplastiaDe acordo com estatísticas de 2014 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o custo médio de uma Rinoplastia é de aproximadamente $6.000 (não inclui anestesia, facilidades operacionais ou outras despesas relacionadas). Mas os custos podem variar amplamente entre $3.000 e $15.000 dependendo da reputação do cirurgião e o nível de sua especialização, além da complexidade da cirurgia e muitos outros fatores.Nenhum convênio cobrirá os custos de uma rinoplastia puramente estética. Caso haja problemas funcionais (que devem ser documentados através de exames apropriados), alguns convênios arcam com os custos desta parte da cirurgia. Isto geralmente corresponde a 50% dos custos do hospital. Há ainda convênios que oferecem determinados reembolsos aos pacientes pela parte funcional da cirurgia

rinoplastia

Como é o cuidado pré-operatório para uma Rinoplastia?

Durante a consulta de uma cirurgia nasal, o paciente deve estar preparado para discutir seus objetivos cirúrgicos no que diz respeito a aparência e a respiração. É importante comunicar ao cirurgião condições médicas anteriores, alergias a medicamentos, tratamentos médicos anteriores e medicamentos atuais (incluindo vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e uso de drogas). É importante para o paciente ser honesto com o médico porque reter certas informações pode aumentar o risco de complicações cirúrgicas.

O cirurgião plástico vai avaliar o estado de saúde geral do paciente e quaisquer condições de saúde pré-existentes ou fatores de rico, discutir as opções disponíveis para remodelar o nariz, examinar e medir o rosto (ele irá verificar a qualidade da pele, forma, a quantidade de tecido e a condição do septo). Ele também pode tirar fotos para recomendar o melhor curso de tratamento.

Nesta consulta, o tipo de rinoplastia que vai funcionar melhor, a técnica que mais se adapte às necessidades do paciente, e o tipo de anestesia mais adequado vai ser definido com o paciente.

Atualmente, é fundamental tentar produzir um nariz “individualizado”, que combine naturalmente com a face e a etnia do paciente. Por isso, antes da cirurgia, um bom especialista em rinoplastia deve realizar estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada paciente e criar o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Este sistema de análise/planejamento evita a produção do “mesmo nariz para todos os pacientes”, uma queixa antiga em pacientes submetidos a esta cirurgia pela técnica tradicional.

Desenhos ou simulações computadorizadas podem ser usados para mostrar ao paciente o que deve ser corrigido e como isto pode ser feito. Por questões de ética, o paciente deve ser informado de que estas ferramentas são apenas educativas e que não constituem uma promessa em relação ao resulta. Os desenhos aprovados pelo paciente devem ser levados à sala de cirurgia, servindo como referencia para o cirurgião realizar a cirurgia. Este sistema pode estabelecer uma boa sintonia entre o cirurgião e o paciente, podendo oferece resultados cada vez mais naturais e podendo minimizar a chance de insatisfação estética após a cirurgia.

Antes da Cirurgia você deve:

  • Levar os exames no dia da cirurgia.
  • Compareça ao hospital 30 a 60 minutos antes da cirurgia para completar internação, de preferencia acompanhado (a).
  • Não vá maquiada, ou de unhas pintadas no dia da cirurgia.
  • Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise com antecedência.
  • Jejum de no mínimo 8 horas antes do início da cirurgia.
  • Não fume por 30 dias antes da cirurgia.

 

Como é o procedimento de Rinoplastia?

A Cirurgia de Nariz pode ser dividida em vários tipos de rinoplastia (dependendo dos objetivos do paciente). Entre estes estão:

  • Rinoplastia de redução: é um dos tipos mais comuns de cirurgia de remodelagem do nariz. Este procedimento pode dar ao paciente um nariz com melhores proporções com as outras características faciais. Ele pode remover uma giba nasal aumentada, uma ponta nasal alongada ou aumento excessivo das narinas. O médico irá remover pequenas quantidades de osso ou cartilagem para alcançar os resultados desejados; da mesma forma, para reduzir o tamanho das narinas, o cirurgião pode precisar usar uma técnica chamada redução da base alar (alarplastia). Durante esse processo, ele remove pequenas cunhas de tecido da área onde se encontram as narinas e as bochechas.
  • Rinoplastia de aumento: é outro tipo popular de remodelagem de nariz. Durante este tratamento, o cirurgião realiza enxertia de osso ou de outros tecidos (costela, osso, cartilagem de outras áreas, material sintético ou outros tecidos biológicos) para construir a ponta nasal e/ou o dorso nasal; em outros casos, ele usa a cartilagem de outras partes do nariz (como o septo nasal).
  • Rinoplastia Pós-traumática: Se um paciente sofreu uma lesão no nariz, ele pode beneficiar-se deste procedimento. Podendo resolver tanto a aparência como a funcionalidade. Em caso de nariz quebrado, o médico pode ter que refraturar o nariz e reposiciona-lo para obter os resultados desejados. Este procedimento geralmente é indicado apos um período de 14 dias da fratura quando o edema regride ou imediatamente apos a fratura.
  • Rinoplastia reconstrutiva: Pacientes podem necessitar de rinoplastia reconstrutiva se perderam a totalidade ou parte de seu nariz para um acidente, câncer de pele ou outra doença grave. Devido à complexidade deste procedimento, pacientes podem necessitar de múltiplas cirurgias ao longo de um período de vários meses. Durante o tratamento, o cirurgião irá reconstruir o nariz utilizando enxertos de pele, técnicas de retalho e outros métodos avançados.
  • Rinoplastia funcional: ela pode corrigir anomalias físicas que obstruam a respiração, através do reposicionamento das cartilagens e ossos do nariz. O cirurgião pode ajudar o paciente a atingir contornos nasais que permitam que o paciente respire corretamente e senta-se confiante com sua aparência.
  • Rinoplastia secundaria: A realização de uma segunda rinoplastia depende do grau de insatisfação do paciente, que deve lembrar que nenhum ser humano possui um nariz perfeito e que a segunda cirurgia é sempre mais difícil do que a primeira. Inclusive, o nariz pode ficar com uma aparência pior se a técnica correta não for utilizada e/ou o corpo responder de uma forma imprevisível. Portanto, o paciente deve realizar a cirurgia somente com um especialista e se estiver muito incomodado com o defeito. Se for apenas um incômodo leve, talvez seja melhor não opera
  • Rinoplastia Estruturada: Esta técnica pode oferecer resultados mais previsíveis e consistentes tanto para rinoplastias primárias como para secundárias (consertos), quando realizada por um especialista. Na rinoplastia estruturada, a filosofia e sistematização operatória são diferentes da técnica redutora. A técnica estruturada permite visualizar o esqueleto do nariz completamente, utilizando a abordagem por via aberta. Além disso, tem como princípios básicos esculpir as cartilagens e os ossos de forma simétrica, melhorar o sistema respiratório e fortalecer o esqueleto nasal por meio de enxertos e pontos de fixação. O resultado é uma estrutura nasal esculpida e fortalecida, que tem menos chance de ser distorcida pelo tecido de cicatrização e pelas forças respiratórias.
nariz estruturado

Rinoplastia estruturada

Independentemente da técnica utilizada, após a rinoplastia o nariz sofrerá a ação de várias forças externas ou não que tendem a comprometer o resultado de uma cirurgia de nariz, como: tecido da cicatrização (fibroses); forças respiratórias (diminuição das vias aéreas); peso da pele; envelhecimento natural (força das cartilagens diminui) e trauma em manipulações, que podem danificar o nariz.

Essas forças podem alterar o resultado da cirurgia plástica a longo prazo, por isso o grande diferencial da rinoplastia estruturada é um nariz com estrutura esculpida e fortalecida, o que torna os resultados mais duradouros e diminui as chances de interferência por esses fatores externos. Pois, ao final da cirurgia, diferentemente da rinoplastia redutora, os enxertos de cartilagem retirados do septo, costela ou orelha do próprio paciente, são cuidadosamente esculpidos e usados para construir as estruturas de suporte básicas e/ou reforçar as cartilagens remanescentes no final da rinoplastia estruturada.

A rinoplastia pode ser feita usando anestesia geral ou local com sedação. Isso geralmente é feito como um procedimento ambulatorial, mas às vezes requer uma noite de internação hospitalar.

Não importa qual tipo de rinoplastia o paciente requer, o médico normalmente irá usar uma das duas técnicas principais: procedimento “aberto” ou “fechado”.

incisoes de nariz

  • Rinoplastia aberta: envolve fazer uma incisão na parte externa do nariz (através da columela, a estreita faixa de tecido que separa as narinas). Esta técnica possibilita ao cirurgião avaliar todas as estruturas como um todo, não descartando nada na complexa anatomia nasal. Atualmente é a mais usada por apresentar ao cirurgião todas as estruturas que devem ser manipuladas, possibilitando enxertia de tecidos no local adequado e remodelação do arcabouço estrutural (cartilaginoso e ósseo) do nariz de maneira que o cirurgião deseja (rinoplastia estruturada). É necessária em casos de danos graves, ou quando a área de tratamento está localizada no alto da cavidade nasal, porque o médico pode levantar a pele da ponta do nariz e a manipular a cartilagem de forma mais precisa. Um cirurgião qualificado e habilidoso pode criar incisões de cirurgia aberta dentro dos contornos do nariz para minimizar visíveis cicatrizes tanto quanto possível.

nariz estruturado

  • Rinoplastia fechada: As incisões cirúrgicas são feitas dentro do nariz. Embora as incisões são escondidas, o cirurgião ainda pode acessar a algumas áreas do nariz para abordar um leque de preocupações cosméticas e estruturais.

Através destas incisões, a pele que cobre os ossos e cartilagens é suavemente elevada, permitindo o acesso às estruturas do nariz. Dependendo do resultado desejado, alguns ossos e cartilagens podem ser removidos, alterados, reposicionados, ou tecido pode ser adicionado. Se o septo é desviado, ele pode ser endireitado e as projeções dentro do nariz reduzidas para melhorar a respiração. Depois que o cirurgião realiza o reposicionamento do osso e cartilagem, a pele e tecido subcutâneo acabam envolvendo os novos contornos do nariz, e então o cirurgião fecha as incisões.

Após a cirurgia, uma tala (Gesso, placa termoplástica) é colocada fora do nariz, sobre toda a estrutura manipulada, para apoiar a nova forma do nariz enquanto cura, vai proteger o nariz, enquanto o paciente dorme e protegê-lo das colisões acidentais (ele será removido em uma semana a dez dias). Splint nasal (material semirrígido) é colocada dentro do nariz para manter a estabilidade ao longo do septo, ele atua como uma tala interna para prender tudo no lugar e manter as vias aéreas limpas e livres de crostas (será removido dentro de quatro a sete dias após a cirurgia). Se necessário, devido a sangramento aumentado no intraoperatório o paciente pode sair da cirurgia com um tampão nasal (material macio e absorvente), que permanecerá por período de 24-48 horas.

Algum inchaço local e equimoses péri orbitais podem aparecer, e possivelmente algum desconforto respiratório nos primeiros dias. O rosto estará inchado e as áreas ao redor do nariz e olhos estarão edemaciadas e equimóticas após a cirurgia, compressas frias podem ser usadas para ajudar a minimizar o inchaço e reduzir a dor. Demora cerca de dez a quatorze dias ate que a maioria do edema e equimose melhorem. O paciente pode precisar manter a cabeça elevada nos primeiros dias após a cirurgia, o médico pode prescrever uma medicação para a dor e limitar suas atividades por alguns dias ou semanas (geralmente até duas semanas).

É importante perceber que a quantidade de tempo necessário para recuperação varia muito entre os indivíduos, mas o paciente precisa esperar por várias semanas antes de engajar-se em exercício físico intenso. Voltar para o trabalho ou escola depende de quanto esforço essas atividades vão requerer. Vai demorar alguns meses antes que o paciente possa expor seu novo nariz à luz solar direta, e pode demorar algumas semanas ate que você possa usar óculos sem apoio especial, tais como uma fita, principalmente se os ossos em seu nariz foram alterados.

 

Quais os cuidados pós operatórios?

  • Analgesia pós operatória será administrada e orientada para continuação em sua casa. Podendo-se esperar pouca dor neste tipo de procedimento.
  • Apos a cirurgia, normalmente, você devera receber alta no mesmo dia ou 24 horas apos, excetuando-se em casos de complicações pós operatórias.
  • Você sairá da cirurgia com um tampão nasal e curativo feito com micropore e gesso/placa termoplastica na região nasal que permanecera por 24 horas e 7 dias respectivamente.
  • Banho poderá ser realizado com 24 horas apos o procedimento. Evitando molhar o curativo nasal.
  • Não ha restrições alimentares.
  • Você poderá usar descongestionantes nasais se apresentar dificuldade respiratória, e devera realizar limpeza diária do nariz, mantendo a cicatriz sempre hidratada com pomada passada pelo seu cirurgião.
  • Procure dormir com 2 ou 3 travesseiros nos primeiros 2 dias em decúbito dorsal, para reduzir edema e risco de sangramento pós operatório.
  • Roxos, equimoses podem aparecer, não se assuste pois as mesmas tendem a desaparecer com 7-10 dias. Podendo ser aplicados pomadas ou gel para sua absorção mais rápida.
  • Edema residual do nariz pode persistir por 6-12 meses.
  • Retirada dos pontos deve acontecer entre 3 – 7 dias
  • Exercícios físicos são permitidos apos 15 dias, evitando esportes de contato por período mínimo de 3 meses.
  • Relação sexual assim que sinta condições para isso.
  • Evite exposição solar por período de aproximadamente 30 dias, e utilize protetor solar por período mínimo de 6 meses.
  • Nas primeiras 48 horas recomenda-se compressas geladas na região dos olhos e nariz.
  • Maquiagem é permitida apos 24 horas de cirurgia.

Um curto período de depressão emocional pode ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto inicial. Isto é passageiro e geralmente advém da ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deve ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

 

Quais são os riscos e complicações da Rinoplastia?

Felizmente, as complicações significativas da rinoplastia são pouco frequentes. Entre eles, há problemas de pele ou lesões superficiais de pele devido à bandagem ou à enxertia de materiais que podem expor-se através da pele fina (particularmente se materiais estranhos fora inseridos), obstrução nasal causada pelo inchaço dentro do nariz, lesão do septo, uma cicatriz elevada na base do nariz com a abordagem aberta, reação adversa à anestesia, hematoma ou seroma (uma acumulação de sangue ou fluido sob a pele que pode exigir a remoção) , infecção e sangramento, alterações na sensibilidade do nariz, cicatrizes, reações alérgicas ou resultados insatisfatórios que podem precisar de procedimentos adicionais.

 

Pacientes com depressão podem ser operados?

O médico deve tomar muito cuidado com pacientes portadores de depressão e outras doenças mentais, pois estes podem ter distúrbios de auto imagem que podem\tornar o tratamento um desastre. Isso é especialmente importante em rinoplastia, pois 20% das pessoas que procuram esta cirurgia possuem dismorfismo corpóreo (doença psiquiátrica que faz com que a pessoa nunca esteja satisfeita com o seu corpo). Na cirurgia plástica geral, este índice é de 5%. Portanto, pacientes com dismorfismo corpóreo ou depressão só devem ser operados após a liberação do psiquiatra e após uma rigorosa avaliação por parte do cirurgião em relação às expectativas de resultado, etc. Realizar a cirurgia em pacientes sem estes cuidados pode gerar grande insatisfação para o cirurgião e o paciente.

Procure seu cirurgião plástico para maiores informações.