Skip to main content

Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia usada para retirar o excesso de tecido (pele e gordura) na região abdominal, ajudando a diminuir a flacidez da barriga. Através deste procedimento parte da gordura é removida atravez de lipoaspiração e parta através de excisão direta e a distasse muscular tratar através de aproximados dos ventres musculares (plicatura) com sutura direta dos mesmos. Gerando um abe com musculatura mais tonificada e com menos flacidez e lipoacumulos
A técnica pode ser feita tanto em mulheres como em homens, é indicada para quem perdeu muito peso ou após uma gravidez, e ficou com flacidez na região abdominal.
Lembrando que cada paciente será avaliado de maneira personalizada, sendo que as indicações variam desde lipo abdominoplastia completa, estendida com flancoplasctia, abdominoplastia modificada, abdominoplastia reversa e mini abdominoplastia.

COMO FUNCIONA

O procedimento de abdominoplastia pode ser feito isoladamente, mas nas técnicas atuais é sempre associado à lipoaspiração, para obter melhores resultados e um melhor contorno corporal.
Hoje também fazemos o tratamento da musculatura com a plicatura muscular mais o tratamento do volume muscular com lipoenxertias nesta area (RAFT – rectus abdominal fat transfer)
A técnica não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou para excluir dietas e exercícios físicos.
A abdominoplastia não é recomendada nos casos em que sejam previstos gestações futuras.
A maioria das cirurgias para correção do abdômen costuma durar uma média de 2 a 5 horas. Para iniciar a cirurgia a área tratada deve ser limpa e as linhas de incisão devem ser desenhadas. Para procedimentos complexos, que envolvem remoção de grandes quantidades de tecido, ou a associação de outros procedimentos, usa-se anestesia peridural com sedação ou geral.
Quando se trata de um procedimento mais simples, será necessário apenas uma anestesia local e sedação, que auxiliam no conforto e relaxamento do paciente.
O procedimento é realizado da seguinte forma:
  • É feito um corte horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão desse corte e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser retirada. Uma marcação em elipse é feita na hora da realização da primeira incisão da parte inferior. De acordo com a elipse marcada é que se faz a retirada da pele.
  • O segundo corte é feito na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. É realizado um descolamento subcutâneo expondo os bordos da musculatura do reto abdominal.
  • Nesse momento os músculos abdominais são aproximados para que se tornem mais rígidos, o que irá proporcionar uma barriga mais plano e uma cintura mais definida. A pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para reposicionar o umbigo em sua posição de origem.
  • Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos serão inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis, permitindo que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos, mas nem sempre é necessário.

 

PRÉ-OPERATÓRIO

Nos dias anteriores à cirurgia devem ser realizados todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, deve ser suspenso o uso de medicamentos anticoagulantes, como o ácido acetilsalicílico, cigarros e bebidas alcoólicas. Sobre o uso de remédios, é fundamental informar ao médico, todos os medicamentos que estão sendo utilizados e qual o período de uso de cada um.
Deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.

RECUPERAÇÃO

A recuperação da abdominoplastia demora em média 15-21 dias, quando então será liberada para uma rotina normal como dirigir e trabalhar. Mas lembrem-se ela requer do paciente alguns cuidados, principalmente com a postura, sendo recomendado não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal (macaquinho cirúrgico). A liberação plena sem restrições se dara após 3 meses da cirurgia.
Neste período você tera apoio de toda nossa equipe, nutricionista, psicologo, enfermagem, fisioterapia e retornos com seu  medico, portanto fique tranquila que você esta super bem acessorada.
Podem surgir dores no abdômen e equimoses principalmente nas primeiras 48 horas, isso é considerado comum após a cirurgia e passa em algumas semanas, em alguns pacientes é preciso deixar o dreno para evitar acumular líquidos no abdômen. Tendo sempre o acompanhamento médico e de nossa equipe.

Agende sua consulta e conheça o procedimento ideal para você.