Skip to main content

Mastopexia

Muitas mulheres se sentem inseguras por terem seios grandes, caídos e com flacidez. Esta parte do corpo representa para a mulher grande parte de sua feminilidade, e a insatisfação em relação aos seios pode prejudicar a autoestima e fazer com que ela se sinta desconfortável: fisicamente e emocionalmente.

O QUE É A MASTOPEXIA

A queda das mamas por perda de flacidez pode surgir devido ao envelhecimento, à gravidez e amamentação, oscilações de peso, ação da gravidade e hereditariedade.

A mastopexia corresponde a cirurgia plástica de levantamento das mamas, reposicionando a auréola e o tecido mamário. Ela pode ser feita com ou sem a utilização de prótese de silicone.

Este procedimento é realizado pelas mulheres que sofrem com o volume das mamas (hipertrofia mamária), onde será retirado o excesso de gordura. Essa cirurgia vai muito além da estética, podendo solucionar problemas como:

  • Lesões nos ombros: causadas pelas alças do sutiã que sustentam o excesso de peso das mamas;
  • Dores nas costas e pescoço: Além das dores, melhora a postura da paciente;
  • Assaduras na pele: devido a constante fricção da pele abaixo das mamas (sulcos infra mamários);
  • E problemas de autoestima: deixando de ser um desconforto para se tornar algo de elevação da auto estima e bem-estar.

INDICAÇÃO

Mastopexia com prótese de silicone:

É indicada para aquelas mulheres que desejam realizar o levantamento das mamas, mas também buscam um colo mais marcado, a mastopexia com prótese pode ser a solução.

Mastopexia sem prótese de silicone:

A mastopexia sem prótese corresponde ao levantamento das mamas, reposicionando a auréola e o tecido mamário. Dependendo da quantidade de tecido mamário, é possível confeccionar uma espécie de “prótese natural”. Esse tecido ajuda a adicionar volume à parte superior e medial das mamas.

PREPARO NECESSÁRIO

No Dream Day – dia da consulta com Dr. Vicente – é realizado a Bioimpedância da paciente. O exame proporciona uma abordagem integral e uniformizada dentro do contexto multidisciplinar, dando informações mais precisas sobre o estado nutricional da paciente, a fim de possibilitar a prevenção de doenças e/ou a melhora da condição física.

Antes do procedimento são fornecidas as pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando as possíveis complicações, riscos e resultado esperado.

Depois das avaliações feitas pelo Dr. Vicente, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax. Uma detalhada análise da mama com ultrassonografia e mamografia já deverá ter sido feita.

  • 8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos.
  • É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.

PROCEDIMENTOS

Mastopexia com Prótese de Silicone:

Este procedimento é feito em mulheres que desejam remover a flacidez e adicionar volume nas mamas, a cirurgia é realizada com a colocação de implantes de silicone nas mamas. Para muitas ter seios grandes está associado à sensualidade, e é isso que elas buscam.

A prótese garante firmeza, formato e aparência natural dos seios, o implante de silicone pode ser colocado no sulco mamário, auréola ou axila. A prótese é inserida sob ou sobre o músculo, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo.

A indicação para colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente. Se a mulher possui pouca glândula, comumente se põe atrás do músculo para que os implantes não fiquem muito aparentes; mas se a paciente tem uma quantidade de glândula para cobrir satisfatoriamente o implante, coloca-se na frente do músculo.

Mastopexia sem Prótese de Silicone:

É o procedimento que elimina completamente aquele excesso de pele, onde é levantado as mamas, deixando-as firmes novamente, na posição correta e simétrica.

Primeiramente é realizado a marcação para definir onde será o novo posicionamento da mama, depois é removido o excesso de pele, faz-se o levantamento da mama e a fixa-a no lugar correto. No final, é feito o reposicionamento da auréola.

O tipo de incisão será definido pelo médico de acordo com a quantidade de pele a ser retirada. Porém, a cicatriz de mastopexia em T invertido é a mais usada, visto que promove um maior grau de elevação das mamas.

REABILITAÇÃO

Os cuidados do pós-operatório são fundamentais na busca do melhor resultado. Não fazer esforços físicos nos primeiros dias é essencial para garantir a boa cicatrização da pele e das camadas internas.

O repouso mínimo indicado é 15 dias. Em torno de 21 dias as pacientes estão habilitadas a retomarem as suas atividades diárias.

Na recuperação é necessário seguir todas as recomendações médicas para garantir o melhor resultado possível, afinal esse é um dos momentos mais importantes da cirurgia!

Agende sua consulta e conheça o procedimento ideal para você.