Skip to main content

Colocar implantes mamários é o desejo de muitas mulheres que querem ter mais satisfação com sua aparência e, com isso, aumentar a autoestima. No entanto, o anseio de ficar mais bonita e ganhar confiança em si mesma esbarra nas dúvidas sobre a cirurgia e suas consequências.

Um dos principais questionamtos é a respeito do pós-operatório. Você sabia que dá para se recuperar rapidamente de um procedimento dessa natureza? Por meio da técnica 24h fast-track recovery, isso é possível. Quer saber como ela funciona e se pode ser aplicada a você? É o que vamos apresentar nesse post.

Implantes mamários estão entre os mais procurados

A cirurgia de implantes mamários é bastante comum no mundo todo. No Brasil, não poderia ser diferente: somos o segundo país no ranking das cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos, de acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps). O aumento de mamas é um dos procedimentos mais populares, responsável por 15,8% das cirurgias plásticas no país em 2018.

Um país tropical com vasta extensão litorânea, somada a inúmeros rios pelo interior, favorece a exposição do corpo em praticamente todos os meses do ano. Quem quer fazer bonito na praia, na piscina ou em cachoeiras, pensa na cirurgia plástica como alternativa. Mas como se programar para encaixar uma operação na sua agenda?

Para quem trabalha, estuda e tem uma vida cheia de compromissos, é um desafio conseguir tempo para passar por um procedimento cirúrgico agendado. Colocar implantes mamários envolve toda uma preparação e é necessário respeitar um determinado prazo para se recuperar dessa operação. A técnica 24h fast-track recovery foi criada justamente para atender a esse anseio das mulheres. Vamos apresentar como é a forma tradicional de recuperação para entender as vantagens dessa prática inovadora.

Implantes mamários: o que esperar da recuperação

Em um procedimento tradicional de implantes mamários, o que se espera da recuperação é o seguinte:

  • 48 horas de repouso absoluto
  • 7-10 dias para retornar ao trabalho
  • 1 ou 2 semanas para remoção de pontos
  • 2 semanas de cuidados para evitar levantar os braços acima dos ombros
  • 1 a 2 meses de uso de um sutiã específico para cirurgia de implantes mamários
  • 1 a 3 meses para retornar às atividades físicas, dependendo da intensidade do uso dos braços no exercício

Esses prazos podem variar bastante, conforme as condições de cada paciente. Devem ser orientados pelo médico e seguidos à risca pela paciente. No entanto, com todos esses cuidados, pode parecer inviável realizar o tão sonhado procedimento para quem não tem tanto tempo disponível.

Com a fast-track recovery, esses períodos de recuperação são reduzidos, o que deixa a mulher disponível para retomar suas atividades com mais qualidade de vida e satisfação. Vamos ver por quê.

Implantes mamários: 24h fast-track recovery

Essa abordagem foi embasada nos artigos publicados pelo cirurgião plástico norte-americano John Tebbets. No início dos anos 2000, ele descreveu um protocolo para os procedimentos de implantes mamários, com o objetivo de reduzir o prazo da recuperação pós-operatória.

Esse protocolo envolve cinco pontos que devem ser observados e seguidos antes, durante e depois da cirurgia:

  • Uso da técnica duplo plano (ou dual plane, em inglês)
  • Diminuição dos medicamentos oferecidos à paciente
  • Preparação da paciente com orientações específicas
  • Determinação do tamanho do implante com base nas medidas do corpo e dos tecidos da paciente
  • Uso de material cirúrgico desenvolvido de forma a proporcionar mais precisão, evitando sangramento e traumas que possam causar dor e inflamação.

Na técnica duplo plano, a prótese fica posicionada em plano retromamário e retromuscular ao mesmo tempo. Ou seja, os implantes mamários são colocados por baixo dos músculos peitorais na parte superior das mamas. E uma porção inferior fica coberta pelo tecido mamário que já existe.

Assim, são obtidas as vantagens das duas técnicas, reduzindo as possibilidades de deformações e visibilidade da prótese mamária. O resultado: implantes e mamas bastante naturais, o que deixa as pacientes mais satisfeitas.
A anestesia adequada é outro ponto importante para a recuperação. Ela ajuda a reduzir o uso de medicações mais fortes, como a morfina, que deixa a paciente com os sentidos mais debilitados e mais nauseada. Evitar o sangramento, reduzindo-o ao mínimo necessário (< 1 ml em toda cirurgia), contribui para a redução do inchaço e da dor.A educação da paciente para seguir os procedimentos corretos é de suma importância para que a recuperação seja mais ágil. É o comportamento da mulher no pós-operatório que vai determinar se a paciente poderá ser liberada em até 24 horas. Claro que, para isso, é necessário uma equipe de profissionais que vai passar as orientações adequadas para que isso aconteça.

Um dos pontos mais surpreendentes da fast-track recovery é que a paciente pode – e deve – movimentar-se nas primeiras horas após a cirurgia (sempre com orientação da equipe médica responsável!). Ficar em pé e elevar os braços acima da cabeça 5 vezes por hora nos primeiros 5 dias é essencial e reduz inchaços, sangramentos, enjoos, constipação, tensão muscular, entre outros sintomas desagradáveis do pós-operatório, reduzindo a dor e o tempo de recuperação.

Na seleção do implante, o uso das medidas adequadas da paciente, especialmente quanto à elasticidade dos tecidos das mamas, é um fator que influencia de forma determinante na recuperação. A paciente pode desejar um implante maior do que seu corpo permite, e cabe ao médico orientá-la para que possa ter um melhor resultado – e também uma recuperação mais rápida.

Conclusão

A cirurgia de implantes mamários é bastante popular, mas nem sempre as mulheres que desejam passar por esse procedimento têm tempo disponível para se ausentar de suas atividades rotineiras.

A técnica fast-track recovery permite que a paciente se recupere em 24 horas, um prazo bem mais curto do que os 7-10 dias que são necessárias num procedimento tradicional.

Fale com seu médico sobre esse protocolo de cirurgia, avalie se esse modelo funciona para você e quais são as expectativas de resultados. Se quiser se informar melhor sobre cirurgias plásticas e procura por profissionais competentes e reconhecidos no mercado, acesse nosso site e entre em contato com a gente!