Skip to main content

É cada vez mais comum conhecer pessoas que tenham feito alguma cirurgia plástica na vida. Essa popularidade dá a impressão de que se trata de um procedimento simples, mas não é bem assim.

São necessários diversos passos para fazer uma cirurgia plástica com segurança. Para que tudo corra bem e suas expectativas sejam alcançadas, é preciso se informar e seguir rigorosamente as recomendações do médico responsável pela operação.

De fato, a evolução das técnicas cirúrgicas tornou os procedimentos mais seguros, proporcionando recuperação mais rápida para os pacientes, como a técnica fast track recovery nos implantes mamários. Mas há quem se arrisque em aventuras de turismo médico e embarque para outras cidades ou países vizinhos, a fim de economizar no investimento da cirurgia plástica.

É um barato que pode sair caro, pois o acompanhamento médico antes e depois da cirurgia é fundamental para seu sucesso.

Quer uma cirurgia plástica com segurança e qualidade? Então veja os passos para fazê-la da forma mais adequada e tranquila para você!

Os seis passos para uma boa e segura cirurgia plásticPlanejamento é a palavra-chave para o sucesso da cirurgia. Atingir o resultado que você deseja exige que sejam tomados cuidados especiais. Veja os principais passos para fazer sua cirurgia plástica com segurança e qualidade.

1. Busque informações

Procure em fontes confiáveis as respostas para as suas dúvidas iniciais. Converse com pessoas amigas que já passaram por esse procedimento e peça indicações de profissionais, clínicas, hospitais, dicas de preparo e recuperação. Visite os estabelecimentos em que você cogita realizar o procedimento.

Pesquise sobre os procedimentos e verifique se as suas expectativas podem ser alcançadas. Se a sua opção foi por implantes mamários, por exemplo, informe-se sobre a qualidade das próteses, que devem ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cheque a reputação dos fabricantes e a marca dos produtos.

2. Escolha bons profissionais

A escolha da pessoa que vai realizar a sua cirurgia é a mais importante na realização desse sonho. A relação de confiança que vocês devem estabelecer é o primeiro passo para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Procure profissionais que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A entidade assegura que o médico seja um especialista, que tenha passado por uma formação exigente e esteja habilitado a realizar procedimentos dessa natureza.

Para que possa realizar cirurgias plásticas, o médico precisa ter feito seis anos de faculdade de medicina, dois de residência médica em cirurgia geral, três de residência médica em cirurgia plástica e ter sido aprovado na prova de título de especialista.

Pesquise a formação do médico e qual a sua especialidade. Confira se o local em que ele atende conta com instalações credenciadas e autorizadas pela Vigilância Sanitária, com equipamentos adequados e uma equipe treinada para atender qualquer intercorrência. Encontre um cirurgião no site da SBCP e na página do Conselho Federal de Medicina (CFM).

3. Cuide da saúde

Escolhido o médico responsável pela cirurgia, ele provavelmente vai pedir diversos exames para checar se você é um bom candidato à cirurgia plástica. Para isso, é preciso fazer diversos exames e controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Muita atenção aos medicamentos

tomados nesse período! Anticoncepcionais aumentam as chances de ter trombose. Substâncias como aspirina e anti-inflamatórios podem alterar a coagulação, prejudicando a cicatrização. A isotretinoína, um derivado da vitamina A bastante usado para tratar acne, pode alterar a síntese do colágeno, o que também interfere na cicatrização. Até mesmo o uso medicinal de plantas pode ser prejudicial: ginkgo biloba, cáscara sagrada e extra

to de alho têm a capacidade de aumentar o sangramento.

Outro ponto importante de atenção está relacionado ao cigarro. A nicotina interfere de forma prejudicial na circulação, o que resulta em má cicatrização. Quem fuma com frequência, deve se preparar para o desafio: é preciso ficar sem fumar pelo menos quatro semanas antes da cirurgia e um mês depois.

4. Decida o momento adequado

De forma geral, o período mais apropriado para a realização de procedimentos médicos como cirurgias são os dias frios. No inverno, a pele não fica tão exposta, o que beneficia a cicatrização. Proteger-se do sol faz parte de uma boa recuperação. Com as temperaturas mais baixas, o inchaço tende a ser menor.

Outro fator que faz o clima mais ameno ganhar pontos positivos é o uso da cinta elástica, necessária após procedimentos de lipoaspiração, por exemplo. Em dias quentes, essa rotina pode ser mais incômoda pelo calor que provoca.

Mas nada disso supera a sua tranquilidade e tempo disponíveis para a recuperação. Ter um período de férias do trabalho favorece o repouso. Considere que você precisará de ajuda de outra pessoa para algumas atividades básicas no pós-operatório imediato.

Ter esse apoio é uma grande vantagem, superando qualquer incômodo que possa ser provocado pelo calor. Então, se tiver de ser no verão, basta tomar os cuidados para manter seu conforto.

5. Prepare-se para a cirurgia

Falamos sobre a relação de confiança com seu médico, certo? Não custa reforçar que é essencial ser sincero durante todo o preparo para a cirurgia.

Deixe claras as suas expectativas, descreva seu estilo de vida com franqueza e, juntos, busquem formas de ajustar a rotina para que a operação tenha sucesso.

O preparo correto envolve jejum de comidas e líquidos após as 23 horas do dia anterior à cirurgia (oito horas de jejum). Isso evita problemas respiratórios na aplicação da anestesia. Não use cremes, maquiagem ou esmaltes escuros. A internação leva entre 12 e 48 horas, variando conforme a reação do paciente.

6. Respeite o pós-operatório

Pode ser necessário o uso de acessórios, como sutiã pós-cirúrgico e cintas de compressão. Siga as recomendações médicas com rigor para obter melhores resultados. Um dos principais passos para fazer sua cirurgia plástica é promover uma mudança de mentalidade.

Os cuidados com o corpo e a saúde são fundamentais para a manutenção dos resultados positivos obtidos com a operação. Aposte em hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, sem alimentos gordurosos ou ultraprocessados, que podem prejudicar a cicatrização.

Deixe agendada uma consulta de retorno para o acompanhamento do médico. É válido ter acesso fácil ao cirurgião e disponibilidade para voltar ao hospital nos dias subsequentes, caso seja necessário. Existem casos em que a recuperação total se dá entre 12 a 18 meses após o procedimento, dependendo de sua complexidade.

Além de questões físicas e de saúde, podem interferir nesse prazo a herança genética, a faixa etária, a rotina e até as emoções do paciente.

Conclusão

A cirurgia plástica é bastante comum no Brasil, e o número de procedimentos tem aumentado ano a ano. Isso não quer dizer que seja uma operação simples em todos os casos.

Seguindo esses passos para fazer sua cirurgia plástica com segurança e qualidade, você tem a garantia de que conseguirá atingir o resultado esperado.

Quer saber mais sobre os procedimentos? Faça uma solicitação de agendamento.