Skip to main content

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remodela o formato da barriga, deixando-a mais lisa e com melhor tônus muscular. Esse efeito é conquistado por meio de uma incisão, para remover excesso de pele ou gordura no local. Por esse motivo, uma coisa é certa: sempre haverá uma cicatriz após a abdominoplastia.

Se as marcas são inevitáveis, a boa notícia é que podem ser amenizadas ou se tornar menos visíveis. Tudo depende de vários fatores, como o local e o tamanho da incisão, os cuidados pré e pós-cirúrgicos e a predisposição individual para cicatrização.

Existem muitas dúvidas a esse respeito. Então para ajudar a esclarecê-las, elaboramos esse post com o básico que você precisa saber antes de decidir passar pelo procedimento. Acompanhe!

Fatores que interferem na cicatriz da abdominoplastia

As marcas que ficam na pele após o procedimento podem variar conforme três principais fatores:

1. Locais das cicatrizes

É possível saber como fica a cicatriz da abdominoplastia na consulta médica. O tamanho e a parte do corpo variam conforme a técnica utilizada. A escolha de qual método será realizado depende da quantidade de pele removida, das condições do paciente e dos resultados esperados.

Região pélvica
Por ser uma cirurgia na barriga, a cicatriz na região pélvica é inevitável. Geralmente, fica abaixo da altura da linha do biquíni e é facilmente escondida por baixo de roupas de banho ou lingeries. A incisão é fechada por pontos, a maioria absorvíveis e alguns inabsorvíveis.

Quando é uma abdominoplastia clássica, a cicatriz vai de um lado a outro do quadril na parte inferior do abdômen. É uma linha horizontal que fica cerca de um palmo abaixo do umbigo, abaixo da cicatriz da cesariana, que é retirada nesta cirurgia.

No caso da miniabdominoplastia, a marca é um pouco menor, abaixo da cicatriz da cesárea, mas um pouco maior que ela. Essa modalidade é feita em pessoas com pouco excesso de pele, o que não exige uma incisão tão extensa.

Umbigo
A remoção de grande quantidade de pele da região abdominal tem um efeito colateral: o umbigo pode ficar deslocado. Para realinhar essa parte do corpo, é feita uma incisão ao seu redor, e o umbigo é fixado na profundidade, na tentativa de esconder esta cicatriz circular. Os pontos são externos e precisam ser retirados em 15 dias.

Parte inferior do abdômen
Outra consequência de uma grande intervenção na região abdominal é a cicatriz em forma de âncora ou T invertido. Nesse caso, além da linha horizontal na região pubiana, existe uma linha vertical que vai do umbigo em direção ao púbis. Essa marca é bastante comum após a cirurgia bariátrica, na qual existe grande flacidez de pele.

Desenvolvimento das cicatrizes

Logo após a cirurgia, as marcas ficam bem evidentes, mas com o tempo são suavizadas naturalmente. Conheça as fases de desenvolvimento das cicatrizes da abdominoplastia.

1) Primeiros 30 dias: sempre que a pele é rompida, como é o caso de qualquer cirurgia, o corpo cria um processo inflamatório e deposita fibras de colágeno para preencher e fechar o ferimento. Isso leva entre 3 a 4 semanas. Nessa fase, a cicatriz costuma ser elevada (inchada) e avermelhada. Pode ficar levemente irritada e com prurido por causa dos pontos ou do curativo.

2) Entre 2 e 12 meses depois: o colágeno se acumula de forma contínua no local da ferida e existe o realinhamento destas fibras com sua maturação. Essa substância fortalece e protege a área afetada. Para obter esse efeito, o suprimento de sangue aumenta na área. Esses dois fatores tornam a cicatriz mais escura, mais grossa e proeminente. A cicatriz fica mais espessa e a coloração escurece do vermelho para o marrom.

3) De 12 a 18 meses após a cirurgia: nessa fase, a quantidade de colágeno formada no local é suficiente e o excedente começa a se decompor. Ao mesmo tempo, o suprimento de sangue diminui. A cicatriz se torna mais clara, mais fina, mais plana e menos palpável, mais parecida com o tecido da pele ao redor. Esse processo pode levar até dois anos, quando é considerado totalmente maduro. A aparência definitiva só pode ser observada depois desse prazo.

Em resumo, a aparência das cicatrizes fica mais escura e evidente nos meses seguintes à cirurgia, mas não desanime! Elas devem melhorar ao longo do tempo.

Cicatrizes irregulares

Existe a possibilidade da cicatriz após a abdominoplastia ficar irregular, o que é uma condição normal e individual. O excesso de colágeno pode ocasionar cicatriz hipertrófica ou queloides.

As hipertróficas são marcas mais elevadas e avermelhadas do que a pele ao redor. Já as queloides são condições mais graves, em que o tecido cicatricial se forma além do local original da incisão. Ambas são situações patológicas do crescimento cicatricial e devem ser tratadas pelo seu médico.

Cuidados para minimizar as cicatrizes

As cicatrizes são marcas para o resto da vida. Sendo assim, vale a pena se dedicar aos cuidados para evitar que fiquem tão visíveis. Veja o que é preciso fazer.

● Siga as recomendações pré e pós-cirurgia
● Monitore possíveis infecções
● Mantenha a pele hidratada
● Proteja a área contra o sol
● Evite produtos e tecidos irritantes para a pele

Gostou das informações? Entre em contato e agende uma consulta!