Skip to main content

A conquista do corpo perfeito é o sonho de muitas pessoas e pode ser o seu. Para realizá-lo, os passos necessários são bem conhecidos: praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. E quando essas ações não são suficientes para ter a desejada aparência da barriga fit? É aí que entra a lipoaspiração de alta definição! Vamos apresentar esse procedimento neste post.

A lipo de alta definição – também chamada de lipo HD (high definition) – é a solução para quem quer ter os contornos do corpo mais definidos. Ela permite esculpir os detalhes anatômicos, favorecendo os efeitos de luz e sombra que dão uma aparência mais precisa aos músculos. Esse procedimento tem sido destacado com bastante frequência em publicações recentes e eventos científicos sobre cirurgia plástica.

Quer saber se a lipo de alta definição é para você? Pois saiba que ela é recomendada para pessoas saudáveis, que estejam no peso ideal (IMC < 24), sejam praticantes de atividades físicas e tenham um bom tônus muscular e de pele. Essas condições favorecem os resultados esperados.

É muito importante alinhar as expectativas com os profissionais da saúde. Converse com o cirurgião e o anestesista para entender qual é a melhor opção para o seu caso.

O que é lipo de alta definição ou lipo HD?

A lipo de alta definição ou lipo HD é uma cirurgia plástica que consiste na remoção de camadas de gordura embaixo da pele. Por meio de técnicas avançadas, ela remove o tecido adiposo e proporciona melhor definição dos contornos do corpo.
Por meio desta técnica, fazemos separação da gordura e aspiração de toda gordura mais profunda, e realizamos a lipoaspiração seletiva da gordura mais superficial nas áreas em que desejamos realizar depressões, com maior definição muscular em locais específicos.

As áreas mais comuns para a lipo HD são:

● Abdômen
● Cintura
● Peitoral
● Quadris
● Costas
● Bumbum

Além dessas partes do corpo, também pode ser feita nos braços, nas coxas e onde mais se desejar ter definição muscular. A possibilidade de se realizar a lipo HD é determinada em conjunto com o médico, que avalia as condições clínicas (por meio de exames) e a estrutura corporal do paciente.

Importante destacar que a gordura visceral, localizada dentro da barriga e perto de outros órgãos, como o intestino, não pode ser retirada com a técnica da lipo de alta definição, sendo uma contraindicação para este procedimento.

Vale destacar que pessoas sedentárias ou que precisam perder um grande volume de massa corporal (em forma de gordura), não devem buscar essa alternativa. A lipo HD não é indicada para quem quer emagrecer ou reduzir medidas consideravelmente. Nestes casos fazemos uma lipoescultura com lipoaspiração em algumas regiões e enxertia de gordura em outras, assim dando curvas ao paciente.

Diferenças entre lipo tradicional e lipo de alta definição

A lipoaspiração surgiu nos anos 1980 e, de lá para cá, evoluiu bastante em relação a outras técnicas e procedimentos. O desenvolvimento de novas tecnologias na cirurgia plástica, como o uso de vibrolipoaspiração, EVL (expansion vibration lipofilling) e vibrações ultrassônicas, tornou possível o detalhamento das formas proporcionado pela lipo de alta definição.
Vamos ver as diferenças entre uma e outra.

Lipoaspiração tradicional

 

  • Promove a remoção de excesso de gordura embaixo da pele.
  • Tem por objetivo melhorar o contorno do corpo.
  • Deixa as formas mais esbeltas, porém sem definição.

Lipo de alta definição ou HD

  • Também remove o tecido adiposo embaixo da pele.
  • Tem por objetivo tornar os contornos dos músculos mais marcados.
  • Reforça visualmente os sulcos entre os tecidos musculares.
  • Concentra-se em áreas ainda mais específicas que a lipo, para obter um resultado mais detalhado nas formas.
  • Pode envolver o processo de enxertar partes de gordura em determinadas áreas, para promover melhor definição muscular e contornos.

Benefícios da lipo de alta definição em comparação à tradicional.

Entre os pacientes – homens e mulheres – que passaram pela lipo de alta definição, os benefícios relatados são:
● Menor quantidade de manchas roxas (hematomas).
● Recuperação mais rápida.
● Resultados mais precisos e visíveis em menos tempo.
● Curvas mais realistas.

Como é realizado o procedimento em homens e mulheres

O procedimento é feito da mesma forma em homens e mulheres. A diferença que pode haver – de acordo com a expectativa do ou da paciente – é que mulheres tendem a não querer uma definição tão precisa quanto a dos homens. Mas isso vai da preferência de cada um.

Entenda como funciona.

1) Consulta e avaliação médica: marque uma consulta para que o profissional faça uma avaliação de sua estrutura corporal. Deixe claras as suas expectativas para que o cirurgião ofereça as melhores opções para o seu caso. A lipo de alta definição pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, como abdominoplastia, mamoplastia, mastopexia etc.

2) Consulta com anestesista: para a cirurgia, você precisará passar por anestesia peridural ou geral. A anestesia peridural bloqueia a sensibilidade em determinadas partes do corpo, com preservação da consciência. Já a anestesia geral deixa a pessoa desacordada durante o procedimento. A escolha depende das áreas que serão aspiradas ou se haverá outra cirurgia além da lipo HD.

3) Hora da cirurgia: o cirurgião faz marcações na pele, especialmente nas linhas entre os músculos, para realizar o contorno dos músculos que você já tem. Por meio de pequenas incisões, são inseridas cânulas bem finas nas partes que se deseja contornar. Um líquido é inserido por meio dessas cânulas, para reduzir o sangramento e facilitar a remoção de gordura.

Esses pequenos canos estão conectados a um aparelho que, por meio de vibrações mecânicas ou ultrassônicas, facilita a remoção da gordura. É por meio dessa técnica que a gordura é aspirada para fora do corpo.

Desta forma, é possível remover o tecido adiposo, sem interferir nos nervos e vasos sanguíneos. Se necessário, são injetadas porções de gordura para destacar ainda mais os músculos e melhorar ainda maios os contornos corporais.

Como é o pós-operatório da lipo de alta definição

A recuperação costuma ser mais rápida que a da lipo tradicional. Dependendo das áreas envolvidas, pode levar mais ou menos tempo. A sensação de desconforto e de dor pode durar até 5 dias, e é reduzida com medicação indicada pelo médico.

As recomendações gerais são as seguintes:

● Ficar em repouso por 3 dias.
● Movimentar-se com cuidado a cada 2 horas.
● Tomar medicamentos para dor, se necessário, após a cirurgia.
● Rtornar ao trabalho em 15 dias.
● Usar cinta cirúrgica por, pelo menos, 60 dias.
● Fazer drenagem linfática para eliminar líquidos e toxinas resultantes do procedimento.
● Usar curativos especiais que definem o contorno abdominal.
● Manter alimentação saudável e equilibrada, com grande consumo de líquidos e isotônicos.
● Exercícios físicos somente após 15 dias.
● Manchas roxas ficam aparentes por cerca de 21 dias.
● Inchaço pode durar entre 1 e 3 meses.

Os resultados são visíveis em 3 meses, mas o visual definitivo pode levar 6 meses a 1 ano para aparecer. As cicatrizes ficam avermelhadas e um pouco saltadas, mas ao longo do tempo, vão desbotando e ficam planas em até 2 anos.

Gostou dessas informações? Então agende logo uma consulta com nossos especialistas para saber mais sobre o procedimento. Conquiste o corpo dos seus sonhos com este primeiro passo.

Leia também:

Como fica a cicatriz da abdominoplastia e quais suas variantes

Cirurgião plástico Joinville: tudo o que você precisa saber para não se arrepender

Lipoaspiração: recuperação e dicas para ter um resultado maravilhoso