Skip to main content

A lipoaspiração é um procedimento para remoção da gordura localizada. A preparação para a cirurgia é um dos segredos para obter o melhor resultado e conquistar o sonho de ter um corpo delineado. Existem algumas dicas e recomendações para que você tenha uma recuperação tranquila e possa aproveitar o quanto antes seu novo look. É sobre isso que vamos falar nesse post.

Quando alguém pensa em fazer lipoaspiração, o que se espera são contornos mais harmônicos do corpo e uma aparência mais delgada. Não se trata de um método para redução de peso, pois ele atua especificamente na gordura que não é eliminada com alimentação saudável ou a prática de exercícios físicos.

A lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás dos implantes mamários, de acordo com a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Mas, mesmo sendo tão popular, ainda gera muitas dúvidas a respeito de resultados e de como funciona a recuperação. Vamos esclarecer as principais questões a respeito da tão desejada lipo.

Como é realizada a lipoaspiração

A cirurgia começa com a anestesia, que pode ser geral ou por local com sedação intravenosa. São feitas pequenas incisões (1 cm) nos locais que se deseja tratar, sempre tendo em mente esconder estas cicatrizes nas áreas de vestimenta. Por meio de uma fina cânula, a região é infiltrada como uma solução de soro fisiológico e substâncias que promovem a contração dos vasos sanguíneos.

Esse processo reduz a perda de sangue e facilita a retirada das células de gordura. Feito isso, um mecanismo de vácuo promove a sucção dessas células e a gordura é expelida para fora.

Hoje em dia utiliza-se um aparelho que vibra (vibrolipo) e auxilia na remoção de gordura, reduzindo trauma aos tecidos e riscos de complicações e proporcionando uma recuperação mais tranquila.

Como é a recuperação

As áreas tratadas pela lipoaspiração ficam bastante inchadas no pós-operatório. Logo após a cirurgia, o paciente deve começar a usar uma malha de compressão ou bandagem elástica, de preferência feita sob medida. Geralmente, o paciente recebe alta da sala de recuperação em 3-4 horas após o procedimento e pode ou não ficar internado por até 24 horas.

Nesse período, o paciente fica sendo monitorado. Os sinais vitais são checados, incluindo a pressão sanguínea e os níveis de oxigênio. Também são observados sinais de náuseas ou tonturas. Veja como é a recuperação da lipoaspiração.

Primeiras 24 horas após a cirurgia

Prepare sua casa com antecedência para quando você voltar, após a cirurgia. Você precisará de:

  • Roupas confortáveis e soltas
  • Toalhas de cores escuras para colocar onde você for se sentar ou deitar, para absorver qualquer vazamento de líquidos ou fluidos corporais
  • Travesseiros extras para se acomodar
  • Água engarrafada próxima a você, para se hidratar
  • Bolachas de água e sal, para evitar as náuseas
  • Medicação para dor

É normal haver uma liberação de fluidos pelas pequenas incisões da cirurgia nas primeiras 24 horas. Não deve causar alarme. As dores também são esperadas nesses primeiros dias. Em situações nas quais são deixados drenos, há uma saída grande de líquido serossanguinolento nos primeiros três dias, reduzindo-se aos poucos até o dreno ser retirado no consultório, entre o quinto e o sétimo dias.

A primeira semana

Você vai precisar:

  • Manter a bandagem elástica
  • Descansar
  • Beber líquidos
  • Movimentar-se a cada duas horas

Essas recomendações ajudam a evitar a formação de trombos e mantêm os líquidos circulando pelo corpo, reduzindo o inchaço.

Entre o quinto e o sétimo dias, é recomendável que o paciente volte à clínica para uma visita pós-operatória. A bandagem elástica deve ser removida para que o local seja examinado. A partir do 15º dia, é possível exercitar-se com uma caminhada leve e fazer alongamento.

O primeiro mês

Na segunda semana após a cirurgia, você poderá voltar ao trabalho. Durante a terceira e a quarta semanas, a bandagem ainda deve ser usada por pelo menos 12 horas por dia. Após esse período, é esperado que sejam retomadas as atividades leves e os exercícios.

No entanto, por mais que você esteja se sentindo bem, pode levar meses até que o inchaço seja reduzido por completo. Tenha paciência, porque vale a pena! Após esse período, os resultados da lipoaspiração aparecerão.

Lipoaspiração: três dicas para um resultado maravilhoso

Você se submeteu ao procedimento, passou por dores e desconfortos e agora quer curtir o melhor resultado. Para isso, é preciso manter o foco e aproveitar a sua conquista! Veja três dicas para a lipo perfeita.

1. Conte com profissionais

Escolha um médico que seja especialista em cirurgia plástica, registrado no Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC).

Não se arrisque com a sua saúde, busque um profissional competente, estabeleça uma relação de confiança e esclareça todas as suas dúvidas. É o primeiro passo para garantir o seu visual tão esperado.

2. Faça a preparação correta

É preciso se preparar com antecedência para a realização da cirurgia. Isso inclui mudar certos hábitos. Se você é fumante, pare de fumar meses antes do procedimento.

Faça todos os exames de laboratório e avaliações médicas necessárias. Evite tomar medicamentos, como aspirina, alguns anti-inflamatórios e até medicamentos naturais que possam interferir na sua coagulação, como ginko biloba, extrato de alho e castanha da índia.

3. Cuide da sua saúde

Muitos pacientes têm receio de que a gordura volte a aparecer nas áreas que foram tratadas pela cirurgia. Na verdade, durante o procedimento, as células de gordura são removidas do corpo; portanto, elas não voltarão a se multiplicar neste local.

Essas células não se regeneram, então o efeito da lipoaspiração é permanente. No entanto, o que pode ocorrer é o aumento do depósito lipídico das células remanescentes. Isso é evitado por meio de uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Conclusão

A lipoaspiração é o desejo de muitas pessoas que querem acabar com as gorduras localizadas que teimam em não sair. Para conquistar o tão sonhado corpo delineado, muitas vezes a dieta e os exercícios físicos não conseguem resolver. Então, a cirurgia é o procedimento adequado.

O que não pode ser esquecido é que, para manter o resultado esperado, é preciso seguir uma série de cuidados e recomendações. Tenha foco na sua conquista e mantenha o autocuidado, para poder continuar com a aparência que sempre quis. Procure profissionais especialistas, faça uma preparação adequada e, assim, conquiste um resultado maravilhoso.