Skip to main content

Um abdômen reto e bem tonificado é algo que muitas pessoas desejam, e se esforçam para adquiri-lo. Às vezes, mesmo com o dieta e exercícios fisicos, os pacientes não conseguem alcançar seus objetivos. Mesmo indivíduos de peso corporal e proporções normais podem ter um abdome saliente, com flacidez e excesso de pele. Isso ocorre por causa do envelhecimento, da carga genética, da gravidez, de cirurgias prévias e flutuações significativas no peso.

O que é uma cirurgia de abdominoplastia?

A cirurgia de abdomen, também conhecida como “abdominoplastia”, remove o excesso de gordura e pele, restaura os músculos enfraquecidos ou separados criando um perfil abdominal que é mais suave e mais firme. Não é o mesmo que a lipoaspiração, embora ambos, lipoaspiração e a abdominoplastia possam ser feitos em conjunto, melhorando ainda mais os contornos do corpo.

A abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou um programa de exercícios adequado, não é um tratamento para corrigir estrias, embora estas possam ser removidos ou melhoradas se estiverem localizadas nas áreas do excesso de pele que será eliminado.

Este tratamento cirúrgico, se bem indicado, pode ser completamente personalizado para atender as necessidades e objetivos de cada paciente. Existem diversas variações da cirurgia de abdominoplastia, cada uma projetada para melhorar certas áreas do corpo ou questões específicas.

 

gordura abdominalQuem são os candidatos ideais para a cirurgia de Abdominoplastia?

Os candidatos ideais para a cirurgia de abdominoplastia são homens e mulheres que estão em boas condições de saúde, mas têm flacidez, estrias ou excesso de pele em seu abdômen que não melhora com dieta ou exercício. Pacientes em que a forma do abdômen foi afetada pela gravidez ou perda de peso maciça; pacientes que consideram que o seu abdômen é protuberante e pouco atraente, ou se sentem pouco confiantes devido o seu contorno abdominal.

É também uma opção para os homens ou mulheres que antes eram obesos e ainda têm depósitos de gordura localizados ou pele solta ao redor da barriga.

A cirurgia de abdominoplastia pode ser a melhor maneira de conseguir uma identidade mais jovem e atraente. A maioria dos pacientes relatam melhora da auto estima como resultado deste procedimento.

Indivíduos que estão planejando uma perda de peso substancial ou mulheres que podem estar planejando uma futura gestação, seriam aconselhados a adiar uma abdominoplastia para após a perda de peso ou gestação. Sempre sabendo que o paciente deve comprometer-se a manter os resultados com uma dieta e exercício físico regular, sob o risco de perder os resultados cirúrgicos se voltar a engordar.

Quais são as vantagens de uma Abdominoplastia?

  • A cirurgia de abdominoplastia irá restaurar uma barriga tonificada, lisa e com mais contornos.
  • O paciente ficará melhor com roupas de praia.
  • O paciente terá um corpo mais jovem e atraente.

Entre 2000 e 2014 o número de procedimentos de abdominoplastia subiu em 87 por cento, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos; muitos procedimentos foram, sem dúvida, por razões estéticas, mas existem vários benefícios médicos a serem obtidos após este procedimento, como:

  • Aumento do tônus abdominal e melhora postural: A abdominoplastia aperta cirurgicamente os músculos fracos realizando uma plicatura da parede muscular, junto com a remoção do excesso de pele e gordura, para achatar o abdômen. Músculos abdominais fracos são frequentemente associados com lordose. Depois de uma abdominoplastia, os pacientes podem notar que sua postura melhorou significativamente, graças aos músculos apertados que dão apoio à sua coluna vertebral. O suporte aprimorado e melhora postural pode ter a vantagem de aliviar alguns tipos de dor nas costas.
  • Correcção de hérnias ventrais: Uma hérnia ventral ocorre quando o intestino ou uma porção de tecido intra abdominal passa através da parede abdominal e forma uma bolsa ou saco. Existem várias causas possíveis, incluindo fraqueza abdominal causada por perda de peso maciça ou cirurgias (como cesarianas ou apendicectomias), não importa a causa, uma fraqueza da parede abdominal permitirá que uma hérnia se forme. Esta cirurgia corrige os músculos enfraquecidos. Os benefícios da adição de um procedimento de abdominoplastia para a correção de hérnia são o reforço da parede abdominal e prevenir futuras ocorrências; A combinação dos procedimentos não é só segura, mas muito prática, uma vez que pode reduzir as despesas médicas e tempo de recuperação.

 

Quais são as desvantagens de uma Abdominoplastia?

  • O paciente terá uma cicatriz (localizado na área do biquíni).
  • Outra gravidez pode influenciar os resultados da cirurgia, por isso é melhor esperar até que o paciente tenha acabado de ter filhos antes de se submeter a este procedimento.
  • O ganho de peso após a abdominoplastia pode afetar negativamente os resultados da cirurgia.

 

Quanto custa um Abdominoplastia?

O custo de uma abdominoplastia vai depender de muitas considerações diferentes, como as necessidades específicas do paciente, o técnica empregada, a experiência e reputação do cirurgião plástico, o tipo de anestesia, entre outros.

O custo médio de uma abdominoplastia é $ 7.000 (de 4.000 a 12.000 $) sem contar os custos hospitalares e de anestesia, de acordo com estatísticas de 2014 da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, podendo variar para mais, se associado a uma lipoaspiração, ou procedimento de lipoescultura.

 

O que o paciente deve fazer antes de uma cirurgia de abdominoplastia?

Durante uma consulta de abdominoplastia, o paciente e o cirurgião devem discutir as metas cirúrgicas, condições médicas, alergias à medicamentos e tratamentos médicos (medicamentos atuais, vitaminas, suplementos à base de plantas, álcool, tabaco e drogas), e cirurgias anteriores.

Depois disso, o cirurgião vai avaliar o estado de saúde geral do paciente e qualquer condição pré-existente de saúde ou fatores de risco. O cirurgião irá retirar fotografias, discutir diferentes opções de tratamento e recomendar a mais adequada.

O paciente deve realizar testes de laboratório, rx tórax, ultrasom de abdômen, avaliação cardiológica, parar de fumar (pelo menos quatro semanas antes da cirurgia), evitar tomar anti-inflamatórios e suplementos de ervas uma vez que eles podem aumentar o sangramento. Deve suspender o uso de anticoncepcional oral 30 dias antes da cirurgia até 30 dias apos a cirurgia, estando ciente que se houver a possibilidade de estar gravida, deve comunicar o seu cirurgião.

Independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada, a hidratação é muito importante, antes e depois da cirurgia para uma recuperação segura. Se o paciente tiver filhos, ele deve providenciar ajuda para cuida-los, deve colocar toda a comida e produtos de higiene pessoal em fácil acesso, de preferência ao nível do quadril, para que o paciente não tenha que curvar-se ou subir armários para obtê-los.

 

Como é o procedimento de uma cirurgia de Abdominoplastia?

abdominoplastia

Dependendo dos resultados desejados esta cirurgia pode levar de uma a cinco horas. A complexidade de cada situação particular também irá determinar se o paciente vai tê-lo feito como um procedimento hospitalar ou ambulatorial, necessitando ou não de internação maior que 24 horas.

O paciente receberá anestesia geral ou peridural com sedação, que vai colocá-lo para dormir durante a operação. É importante ter alguém com ele que possa levá-lo para casa e ficar com ele, pelo menos na primeira noite após a cirurgia.

Nesse procedimento cirúrgico, o cirurgião plástico irá remover a pele abdominal solta e apertar os músculos abdominais com suturas. O cirurgião irá marcar o abdómen para indicar a localização das incisões, e a localização do umbigo reposicionado.

O cirurgião plástico vai seguir o plano cirúrgico discutido com o paciente antes da cirurgia. Uma vez que a cirurgia tenha iniciado, ele pode decidir combinar várias técnicas ou mudar uma técnica para assegurar o melhor resultado.

Existem vários tipos de abdominoplastia disponível, e o médico vai ajudar o paciente a escolher o caminho certo para suas necessidades individuais; a forma e o comprimento da incisão vai ser determinada pela quantidade de excesso de pele, e uma vez que a pele abdominal é levantada o enfraquecimento dos músculos abdominais subjacentes são reparados.

 

As opções incluem:

  • A cirurgia tradicional de Abdominoplastia: é o tipo mais comumente realizada de cirurgia de abdômen. Isso envolve a criação de uma incisão orientada horizontalmente na área entre a linha do cabelo púbico e umbigo, bem como incisões ao redor do umbigo (para remover o excesso de pele no abdômen superior). Porque abordam toda a área abdominal do paciente, há necessidade de liberação e realização de novo umbigo. Qualquer excesso localizado de gordura são comumente combinados com lipoaspiração abdominal. Esta cirurgia remove a pele de cima do umbigo até a região pubiana que tenha sido comprometido por gestações, frouxidão genética ou obesidade; Por conseguinte, é a opção para aqueles pacientes que necessitam de uma correção mais drástica.
  • Mini abdominoplastia: Uma única incisão é feita na região pubiana, a qual será colocada o mais baixo possível (pode variar de alguns centímetros à toda a extensão do abdômen). Através desta incisão, o cirurgião irá remover o excesso de pele, apertar os músculos frouxos e, possivelmente, usar a lipoaspiração, para refinar mais a área, esta técnica normalmente não envolve reposicionamento do umbigo. O candidato ideal para uma mini abdominoplastia é o paciente que tem frouxidão e protrusão abaixo do umbigo; é geralmente recomendado para aqueles que estão dentro de 10 % do seu peso corporal ideal (sempre foram em boa forma, mas não conseguem alcançar seus objetivos estéticos com dieta e exercício). Mini abdominoplastia resulta em alteração menos dramática para a aparência do abdómen do que outros tipos de abdominoplastia, mas também oferecem um tempo de recuperação mais curto do que a maioria dos procedimentos de cirurgia abdominal.cirurgia de abdomen pos bariatrica
  • Abdominoplastia em ancora: Se o paciente tem excesso de pele vertical, a incisão inferior da abdominoplastia clássica será associada a uma incisão vertical até o processo xifoide, assim reduzindo excesso horizontal e vertical, melhorando o contorno corporal. Essa cirurgia tem indicação mais precisa em pacientes com grande perda de peso como pacientes em pós operatório de cirurgia bariátrica.
  • Abdominoplastia circunferencial: Este tipo de cirurgia é muitas vezes procurado por pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica de bypass gástrico (que têm perda de peso maciça acompanhada por uma significativa perda da elasticidade da pele). A presença de flacidez da pele pode ser um problema de saúde, bem como estético (fungo pode formar entre as dobras da pele). Abdominoplastia circunferencial pode envolver a remoção de excesso de pele da coxa, nádegas e ancas, bem como a área abdominal central. As cicatrizes deste tipo de procedimento se estendem para as costas de maneira circunferêncial.
  • Abdominoplastia endoscópica: é realizada em pacientes com músculos abdominais enfraquecidos, pouca gordura abdominal, e nenhuma pele solta perceptível em torno da área do estômago. Abdominoplastia endoscópicos envolve o uso de uma pequena câmara ligada a um tubo fino, chamado de endoscópio, que é inserido no local de incisão. Uma abdominoplastia endoscópica resulta na formação de cicatrizes menos perceptível, porque as incisões só têm que ser suficientemente grandes para permitir a inserção do endoscópio e as ferramentas do cirurgião. Esta técnica de abdominoplastia é empregado em casos de homens e mulheres que sofrem de diástase de retos sem excesso de pele (separação dos músculos abdominais na linha média da barriga).

Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes serão usadas para fechar as incisões da pele.

 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Após a cirurgia, o paciente e seu cuidador (que deveria estar com o paciente, pelo menos, dois dias após a cirurgia) receberá instruções detalhadas sobre os cuidados pós cirúrgicos, incluindo informações sobre sintomas normais que o paciente vai experimentar, e quaisquer potenciais sinais de complicações.

Em alguns casos, o paciente pode regressar para casa no mesmo dia; e dependendo da extensão da cirurgia, o paciente pode ter que passar uma ou duas noites no hospital. Pacientes que se submeteram à abdominoplastia requerem vários dias de repouso (mesmo quando voltar para casa no mesmo dia da cirurgia).

O local da incisão será coberto com um curativo para manter a área limpa e protegida, o paciente também vai estar vestindo uma roupa de compressão elástica para reduzir o inchaço e fornecer suporte para a pele (por várias semanas).

Dependendo da extensão da cirurgia, tubos e drenos serão colocados próximos à incisão para drenar o fluido (o paciente será solicitado a esvaziar os drenos algumas vezes por dia e manter o controle de quanto líquido sai), este é geralmente removido em três a quatorze dias após a cirurgia. As suturas tradicionais normalmente serão removidas na primeira semana (suturas absorvíveis não terão que ser removidas).

Efeitos colaterais comuns experimentados por pacientes submetidos à abdominoplastia incluem vermelhidão, hematomas e inchaço. Estes efeitos geralmente desaparecem em uma a três semanas, quando o corpo se ajusta aos novos contornos e as incisões curem.

A recuperaçãototal de um procedimento de abdominoplastia ocorre em seis meses ou mais. A primeira semana será a pior, o paciente ainda vai se sentir como se estivesse se recuperando por cerca de duas a três semanas, depois disso, começa a recuperar a mobilidade. O paciente deve se certificar de que ele continue tendo muita ajuda em casa neste período. O paciente não vai sentir como ele mesmo por pelo menos sete a dez dias e ainda não deve fazer qualquer trabalho pesado por seis a oito semanas, evitando levantar peso por este período.

Tags: abdominoplastia, cirurgia plástica abdômen, pele solta, flacidez da pele, perda de peso maciça.

 

Video: Abdominoplastia 3D

 

 

Dr. Vicente D’Aquino Neto

Medico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica